www.acdcarapecos.maisbarcelos.pt
Entrevista ao José Fernandes “o Professor”
  
hidden hit counter
Associação Desportiva Cultural  de Carapeços . Fundada em 16 de Novembro de 1988
 
  
 
Campeonato Popular de Barcelos  Fundado  em 1994
 
Campo de Futebol foi inaugurado
 a 27 de Setembro de 2001.
 
 
 ACDC NO Faceboook
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Clique no Domingo às dez para saber as últimas  sobre o Popular de Barcelos
 

Plantel Sénior 2012-2013.

 G. Redes. Jonas,  Correia e  Costa.Naifas'

Defesas.

 Miguel, Costinha, Filipe,João, Hélder, Puma, Zé Cana,Octávio, Pombo.

Médios. ,Tátá,Bico. Maradona, André, Pedrinho, Né, Hélder. Rita, Romeu,Ventura.

Avançados.  Briosa , Coutada. Miguel. Gleidson,Mendes,Miguel Costa.

Melhores Marcadores 2012-2013     "Campeonato."

Briosa       16 Golos

Coutada 8 Golos

Bico         4 Golos

João       3  Golos

André 2 Golos

Né 3 Golos

Samuel 3 Golos

Gleidson 2  Golos

Miguel Costa 2 golos

Octávio 2 golos

Maradona 1Golos

Tátá     2      Golos

Miguel Costa 4 Golos 

Octávio   1 golos

Filipe     1 golos

 

Total       55 +2 Au   Golos

Após 29   Jornadas

 

 

Taça Federação

Bico 7 Golos

Briosa 5 Golos

Coutada 2 Golos

Miguel Costa 2 Golos

André   1 golos

Filipe 1 Golos

Tátá 1 Golos

 Após 3 Jornadas  2ª Fase

---------------------------------------------

-------------------------------------------

Plantel Feminino.2012-2013

Marta. Cláudia, Carla,Filipa, Mariana, Casanova,Té, Andreia  ,Cátia,Raquel, Joana.Marcia, Fátima, Fatinha Rita.

Melhores Marcadoras 2012-2013     "Campeonato."

Cátia 98 Golos

Raquel     27  Golos

Joana     23 Golos

Mariana   13 Golos

Té            4  Golos

Rita     3 Golos

Filipa     2 Golos

Andreia  1 Golos

Total      99+1  Golos

Após 22 ª Jornada

 
 
 
PARA VER FOTOS DA ENTREGA DO TROFÉUCLIQUE NA FOTO

 

 

FUTEBOL SENIOR " BREVEMENTE DAREMOS A CONHECER OS MARCADORESDOS 99 GOLOS  MARCADOS ESTA ÉPOCA.....

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

FUTEBOL JUNIOR "  marcadores de todos os golos " jonas 5,  Gil 5, J.Paulo 4, Maradona 3, André 3 , Zé Carlos 2, Varela 1, Costa 1.Taça,,, Maradona 4, Sérgio 2, Varela 1, Zé Carlos 1,Pimba 1. Jonas 1... 

 

 

 curiosidades, Mister dantas fez 123jogos ao serviço daacdc venceu 88 vezes, empatou 24, perdeu 13, marcou 253 golos sofreu 76 em todas as competições desde  13/o3/2008,,,a 13/04/2011,Ricardo jogou 14jogos seguidos 90 minutos em campo , totalizou 1260 minutos  sem ser substituido, a suaparagem aconteceu no dia 26 de Dezembro no jogoacdc-oliveirapara ataça de barcelos.  "ROMEU " FEZ 223JOGOS , VENCEU 153 VEZES ,,,EMPATOU 42, PERDEU 27 VEZES  MARCOU 77 GOLOS  E ESTEVE AUSENTE  POR  17JOGOS EM TODAS AS COMPETIÇÕES  DESDE A SUA ENTRADANA ACDC 26/07/2004 A 13/ 04/ 2011,,,, 


Seniores/Masculinos  

       2011-2012 

 

 

Clique na foto para ampliar

ALBUM DE FOTOGRAFIAS DA FINAL DA TAÇA FFPN.

 

VIDEO DA FINAL DA TAÇA FFPN

 

VIDEO DA FINAL DA TAÇA DE BARCELOS 1ª PARTE.

 

 

 

 acompanha as nossas equipas a novas conquistas,,, 

  

 
 
******************************
Juniores 2008-2009

 

VIDEO DO JOGO QUE FEZ DOS JUNIORESCAMPEÕES

 

CLASSIFICAÇÃO

 

VER SLIDES DOS JOGADORES ÉPOCA 2008-2009  

*************************************

Escolinhas
 2007-2008

 

   Sites da Freguesia

  Popular Barcelos


   Locations of visitors to this page

 
Imprimir esta página

O carapecos online  em parceria com  o Cávado Jornal tem hoje a oportunidade de dar a conhecer uma das figuras mais emblemáticas do futebol  Popular de Barcelos. José Fernandes ,   mais conhecido por “Professor “ hoje morador na Rua da Fariota, cresceu , estudou e passou a sua infância  na Cidade do Porto, regressou nos anos 80 a Carapeços sua terra natal , já com a sua família afeiçoada, apaixonado pelo teatro tomou conhecimento com os seus amigos de longa data e fez novos a partir daí. A ACDC passava tempos desordenados nos finais dos anos 80, foi graças ao professor que houve pela 1ª vez eleições livres na ACDC , foi eleito como presidente da Assembleia geral em 1992 , e aí se manteve  no cargo consecutivamente até hoje.
Em 1994 organizava juntamente com o David de Alheira e o Delfim Arantes os campeonatos do Popular, em 2002 foi criada a AFPOBAR , Associação de futebol Popular de Barcelos , também aqui entrou como presidente da Assembleia Geral e ainda se mantêm no cargo.
Já é considerado por muitos  o Pai do Futebol popular de Barcelos.

 À quantos anos é o presidente da AFPOBAR?

Desde que Associação existe, eu não tenho a bem certeza  mas penso ter sido em 2002. Poderá fazer uma certa confusão pelo o facto de irmos já no XV campeonato, mas acontece que  estes  campeonatos quando se iniciaram no ano de 1994 , já era de uma forma organizada , mas sem qualquer estatutos , nessa altura eram apenas 9 equipas e as coisas eram feitas de uma forma tipo  artesanal  mais familiar,  nós fazia-mos as reuniões em nossas casas,  e no fim ia-mos confraternizar, fazer as coisas nestes moldes  agora era   de todo impossível , só no futebol sénior neste momento  são 30 equipas.

 Nessa altura mesmo não havendo  qualquer direcção da Associação havia regulamentos que eram aceites por todos , mas com a evolução destes campeonatos foi necessário criar um suporte legal   oficial, que dantes não havia, por exemplo  a uma  Associação permite fazer algumas coisas  tais como receber subsídios , nós que organizava-mos, não iam  dar um subsidio  ao José Fernandes, mesmo assim  à quem diga que antes as coisas eram mais puras.

Que balanço faz destes 15 anos?

Penso que temos verificado uma grande evolução, neste momento já não podemos voltar atrás, não se pode voltar ao tempo em que andava-mos com a pasta debaixo dos braços para  ir para esta ou aquela freguesia, a evolução é um bem necessário, mas é preciso que não deixemos perder o espírito de quando começamos isto., o importante é possibilitar para que as pessoas possam  jogar futebol, naquele tempo aos domingos de manhã era uma forma de convívio entre todos os directores, naquela altura já aconteciam coisas graves , mas que nós resolvíamos todas as semanas, só pelo facto de reunir todos os directores das equipas, discutia-mos muito, mas depois aquilo acabava ali, e de seguida bebíamos um copo, agora as cosas são feitas doutra maneira de uma forma mais organizada. Exige muitos árbitros muitos delegados, e nesses aspecto as várias direcções, da AFOPOBAR tem desempenhado bem o seu papel.

O que queria dizer propriamente com a sua mensagem publicada no site da AFPB ao  querer mobilizar novos candidatos às próximas eleições  da AFPOBAR ?

Fazendo parte desta lista tento apenas ser isento , e não posso fazer “campanha”  pela direcção que está, por isso me dirigi desta forma, vai haver eleições, quem quiser apresentar listas, façam questão de se apresentar, e ficam  todos em pé de igualdade .a minha ideia foi esta , não quis dizer, façam outras listas. 

Super taça José Fernandes? Ou apenas super taça?

Eu sou suspeito ao responder a esta pergunta já que o José Fernandes sou eu. Quem sugeriu esse nome não fui eu, houve direcções anteriores que diziam que só deveriam dar o nome, a pessoas que já faleceram, eu sou vivo estou a aqui a falar consigo, eu sei que houve de uma maneira  muito simpática,  alias há um grande grupo de dirigentes que me vêem a mim, não como uma pessoa que sabe muito de futebol , mas como uma pessoa que gosta como as coisas aconteçam, com grande espírito desportivo, com muito fair Play, e nesse aspecto algumas pessoas acharam que a taça deveria ter o meu nome

Além de ser presidentes da assembleia na AFPOBAR também desempenha as mesmas funções noutro clube filiado nesta associação.

Sim sou presidente de assembleia da Associação C. D. Cultural de Carapeços ,, desde 1992, da 1ª direcção  consigo, já lá vão 17 anos e realmente parece que sou o único presidente de assembleia que ACDC teve, assim como na Associação de Barcelos, também sou o único desde a sua fundação.

O que o faz  manter-se nesse cargo?

Repare que ACDC só teve dois presidentes,  teve a si , e o Jorge, e não teve mais ninguém, e quando eu encontro pessoas com quem  eu gosto de trabalhar, elas querem que eu esteja com eles, eu sinto-me bem e cá   estou.  Se algumas pessoas me convidarem para eu ser presidente disto ou daquilo, eu não sei se aceito,  a minha saúde já  não me permite muitas aventuras.

 É também director artístico do teatro da ACDC, TPC  Teatro Popular de Carapeços.

Neste momento  o teatro tem uma certa autonomia em relação à ACDC  a nível financeiro, e  desde o inicio,  ainda no seu a mandato a pouco e pouco, este grupo  tem  vindo  afirmar-se   cada vez mais em Barcelos, sendo um dos maiores grupos de teatro de  Barcelos .

Como foi o caminho até chegar aqui passados 15 anos ?

Eu acho que Carapeços é uma das freguesias mais interessantes de Barcelos , repare que tem um rancho um orfeão, grupo coral, tem uma fanfarra , que tem uma equipa de futebol que tem tido bons resultados, tem um grupo de teatro, uma academia cultural, há muito poucas freguesias que tenha este conjunto de associações que permite que Carapeços acabe por  andar quase todas as semanas nas notícias, e neste aspecto, para quem viveu na cidade do Porto muito tempo como foi o meu caso, acho que Carapeços é uma marca, eu não conheço em Barcelos uma freguesia que tenha toda  esta vida associativa.

 Sente-se o pai deste futebol popular?

Eu fui um deles, (Pais) juntamente com o Delfim Arantes e O David de Alheira, mas só a partir do 2º campeonato, o 1º foi feito apenas pelo David, ele é que ia buscar os relatórios dos jogos sozinho . Quando nós entramos foi para ajudar o David, para que houvesse uma melhor organização, o modelo que há agora, é no fundo o modelo que nós criamos, embora com mais recursos , foi uma maneira de  haver rigor na maneira como se decidia as coisas, tínhamos que actuar nem que fosse em prejuízo da nossa própria equipa,  deve estar recordado quando de uma vez teve que me emocionar numa reunião, por ter  que tomar uma decisão que era objectivamente contra o Carapeços , foi  na altura num jogo  Vila boa – Carapeços ter sido interrompido devido ao mau tempo, o Carapeços estava a vencer por 1-0 e se fosse considerado  válido esse  resultado, o Carapeços era logo campeão, e se fosse fazer os 20 minutos que faltavam, e se eventualmente o Vila boa empatasse, o Carapeços já não era campeão, e eu tive que tomar essa decisão, e agora é das coisas que tenho mais na minha memória, o que mais me agradou em todo o futebol da ACDC até hoje , foi quando acabou esse  jogo , que não  sofreu qualquer alteração,  toda a equipa do Carapeços saiu do campo, e veio ter comigo para me cumprimentar , emocionou-me muito, e é uma das marcas  inesquecível desse momento, desse campeonato, isto foi um bocado a prova, de que não se pode ganhar a qualquer preço, tem que se ganhar com consciência, e respeitar as regras que existem  no popular .

Multas ?

Eu acho que esta direcção tem tentado dar um cunho social á multa, ao contrario de que muita gente diz, a multa não tem qualquer beneficio para a própria Associação  ,pelo que sei, às uns tempos foi entregue à APACI, o ano passado acho que parte dele foi destinado  à viúva do jogador que faleceu  .

Premio para o vencedor além da taça não achava uma forma de incentivo  para os atletas ?

Eu não tenho problemas em achar que deveria  haver  um prémio para o campeão, podia ser uma carrinha , podia ser um estágio, etc., dinheiro acho que não.

Futebol intercon celhias  as regras são iguais para todos.

Não, infelizmente cada concelho tem as suas regras, parte das outras associações  são livres de inscrever qualquer jogador , nós não podemos , mas quer-me parecer que assim somos mais puros,  é natural que um jogador que jogo noutro clube com outras dimensões  e venha jogar para o popular tem vantagens, e isso tem contribuído para que nenhuma equipa de Barcelos  vencesse qualquer taça inter concelhias, o ano passado o Carapeços foi a à final e perdeu,  este ano vamos lá a ver.

 

Publicação 21 Maio 2009.